Podemos Confiar na Bíblia?
Esta é uma época de questionamentos. As pessoas costumam duvidar e questionar tudo que seja antigo, tradicional, ou histórico. Sempre que falamos de Cristo, alguns dizem: "Você fica dizendo 'Deus diz na Bíblia...'". Os homens escreveram a Bíblia, e eu não creio que ela seja a 'Palavra de Deus'. Está cheia de erros e hoje não é confiável".
Por que eles não creem que a Bíblia é a Palavra de Deus? Eles creem que Deus existe? E se Ele existe, Ele pode falar à humanidade? E se Ele pode falar, como Ele se revelaria? Diretamente? Através dos homens? A Bíblia responde todas estas perguntas; e afirma que é a Palavra de Deus, a revelação de Deus aos homens.
A Bíblia Afirma que é a Palavra de Deus
As Escrituras declaram repetidas vezes, "Assim diz o Senhor". Em II Timóteo 3:16,17 diz, "Toda Escritura é inspirada por Deus, é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra". Estes versículo nos diz várias coisas sobre a Bíblia:
A palavra inspirada significa, literalmente, "vindo do fôlego de Deus". As escrituras vieram do fôlego de Deus. O versículo não diz que os escritores das Escrituras eram inspirados, mas diz que aquilo que escreveram era inspirado.
As Escrituras merecem confiança. Você pode ficar certo que elas revelam a pessoa de Deus. Afirma que tem toda autoridade para nos treinar na justiça. Outro trecho bíblico mostra claramente a autoridade divina deste livro:
II Pedro 1:21, que diz: "...nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens santos falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo". Esses versículos de Paulo e de Pedro afirmam a origem divina das Escrituras.
A Bíblia, a Palavra de Deus, única regra infalível de fé e conduta para a vida e o caráter cristão, como vimos nos versiculos acima e estes: Provébios 30:5,6; 1 Tessalonicenses 2:13;
Aceitamos a tradição que confirma, aponta, indica para a Bíblia, que está de acordo com as Sagradas Escrituras, e simplesmente como mero apêndice e nunca igual ou superior à gloriosa Palavra revelada de Deus.
Logo, se alguma tradição modificar ou pregar algo que não esteja na Bíblia, resposta: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro"(Ap 22:18-19).
Conclusão
A Bíblia justifica a alegação de que ela é a Palavra de Deus. Ela constitui a mensagem de Deus de esperança e perdão para todos nós. Devemos seguir a própria Palavra em nosso viver, e não ensinos que distorcem/acrescentam/retiram algo da Bíblia (como comentado anteriormente). Por isso é sempre bom lermos a Bíblia, pois além de ganharmos conhecimento, somos orientados a agir dessa forma pela própria Palavra (Dt 6:6-7; 31:11-12; Js 1:8; Is 34:16; At 17:11; 2Tm 3:15-17).
A Palavra do Senhor vive até os nossos dias. Que a Paz do Senhor esteja com todos!