Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis
Menu







 


Total de visitas: 2217
 
Grande Amor de Deus
Fé e Obras

As duas características existem no viver de um verdadeiro cristão, nunca separados, e através de uma vida com fé e obras, essa vida dará muitos frutos para o Senhor, tendo a fé em Deus e fazendo obras para Deus.

 

 

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem de obras, para que ninguém se glorie."  (Efésios 2:8,9)

 

 

Nos versículos acima, vemos claramente uma explicação a respeito da salvação. É através da graça de Deus por meio de nossa fé, ou seja, crer de coração. Logo, uma pessoa poderia dizer que será salva porque é muito boa, ajuda a todos, mas o versículo 9 vem eliminando essa idéia errada completamente. 

 

 

"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada." (Gálatas 2:16)

 

 

Então não adianta uma pessoa ser a melhor possível, ajudando os pobres, dando esmolas, não se envolver em vícios, não roubar, entre outros; Não adianta nada, se a pessoa faz ótimas coisas em seu viver e ter uma personalidade admirável, mas não ter Jesus Cristo dentro do seu coração. Se a salvação fosse pelas obras, o sacrifício do Senhor na cruz seria nulo.

 

"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta." (Tiago 2:26)

 

 

Em Tiago capitulo 2, nos versículos 14 a 26, o apóstolo Tiago fala sobre uma vida de fé e obras (muitas seitas se levantam se prendendo apenas a um versículo e não analisando o texto, contexto como um todo, como nessa passagem).

Tiago não coloca a fé em grau de igualdade com as obras, mas sim discute dois meios de fé: a fé morta e a fé para salvação. A fé para salvação não é uma profissão vazia (vs.14-17), nem apenas a aceitação de um credo (vs.18-20); A fé para salvação é a que produz uma vida obediente (vs.21-26), a que produz bons frutos. A fé cria obras, e as obras aperfeiçoam a fé.

No versículo 24, Tiago não esta contradizendo Paulo (o autor das cartas aos Gálatas e Efésios). Paulo enfatiza que a fé não são atos (obras) religiosos/bondosos sem um coração renascido (sem Jesus); Tiago ressalta que a fé não é um coração renascido sem atos (obras). Nenhum deles concordaria com  validade de uma fé que se confessa mas é vazia.

Nos versículos de Efésios 2:8,9 e Gálatas 2:16, vemos que a salvação vem através da nossa fé no Senhor, da graça de Deus, e em Tiago 2:26 vemos que essa nossa fé deve produzir frutos, para que não fique morta.

Concluímos que a fé e as obras sozinhas não chegam a lugar algum, mas sim devem andar juntas, uma fé constante em nosso Senhor e realizando obras para o nosso Senhor.