Você ama Deus?
A maioria das pessoas hoje em dia dizem que amam a Deus porque acreditam no Senhor. Mas o amar a Deus é simplesmente acreditar que Ele existe? Ou tem mais algo em que eu tenho que fazer para amá-lo?
Vamos ver o que a bíblia nos diz a respeito disso: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.” (João 14:15)
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.” (João 14:21)
Amar a Deus não significa simplesmente crer que Ele existe e levar uma vida do seu próprio jeito não; amar a Deus é viver de acordo como Deus quer que vivamos, é viver conforme sua Palavra nos diz, respeitando os seus mandamentos. E quais são esses mandamentos? Muitos conhecem os dez mandamentos, uma vez perguntado sobre qual o mandamento mais importante, Jesus respondeu com clareza e simplicidade:
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”(Mateus 22:37-40)
Logo, amando a Deus acima de tudo e amando seu próximo, uma pessoa não adulterará, não matará, não zombará de Deus, não blasfemará de Deus,não roubará, etc. Por isso Jesus disse que destes dois mandamentos dependem toda lei (Mt 22:40). Porque respeitando a Deus e respeitando o próximo, uma pessoa não ficará vivendo no pecado, não ficará um escravo dos erros. Não estou dizendo que ela deixará de pecar, de maneira alguma, todos nós somos pecadores (Rm 3:23); a diferença de uma pessoa que ama a Deus verdadeiramente e uma pessoa que não o ama é que mesmo sendo suscetível a errar, a pessoa que o ama sabe que deve confessar seu pecado e que deve viver conforme Deus quer, assim mostrará o seu modo de vida diferente, conforme Jesus disse em João 14:21: “...e eu o amarei e manifestarei a ele.”
Agora uma pessoa que diz que o ama e não vive uma vida para Deus, não amando o Senhor e nem respeitando as pessoas, esta errada. Ou melhor esta mentindo conforme a Palavra nos diz:
“E nisto sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.” (1 João 2:3,4)
É óbvio que uma pessoa que vive para o mundo (e não para Deus) fazendo o que lhe bem entende infelizmente não conhece o Senhor, mesmo dizendo que acredita na existência de Deus e que o ama. Eis a grande questão: amar a Deus, viver para o Senhor, não é viver de acordo como o ‘mundão’ vive. A partir do momento que alguém coloca a sua própria vida acima de Deus, a sua própria felicidade acima, esta passando por cima do grande mandamento. Pense bem: Deus se agradaria em ver uma pessoa vivendo em vícios (bebidas, cigarros, drogas...), prostituições, ganância? É claro que não, infelizmente muitos jovens vivem assim, pensam que uma ‘balada’ e uma ‘cervejinha’ é a felicidade, e se perguntarem a eles se acreditam em Deus ou o amam irão responder que sim. No versículo anterior (1 João 2:3,4), esta a resposta de Deus para as pessoas que vivem assim e para qualquer que vive para o mundo, assim como neste: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” (1 João 2:15)
Esse amor ao mundo que o versículo diz é um amor que passaria acima de Deus, ou seja, uma pessoa que não quer saber de Deus e quer ‘curtir’ sua vida. Isso é amar o mundo, é colocar a sua vida acima do amor á Deus.
Agora lhe pergunto: você ama Deus?
Se for sim, ótimo, continue vivendo para Deus. Se for não, Deus quer te ajudar, abra seu coração para Ele entrar, o Senhor sempre estará de braços abertos esperando você.